Nossa história

A ENGENHARIA QUÍMICA DO PARANÁ E A AEQP

A Engenharia Química e o Contemporâneo

por Claudio Barretto | Presidente da AEQP

 

A Engenharia Química é demandada pela sociedade mundial desde meados do século XIX. Na época, fundamentou profissionalmente suas funções a partir das atividades da Engª Mecânica e da Química Industrial.

 

Os surpreendentes resultados, desde então, foram inúmeros e, atualmente, a resposta das atividades da Engenharia Química permeiam quase que a totalidade das necessidades da sociedade. Necessidades de inovação da própria indústria química, na garantia da segurança nutricional, da medicina, da energia e da busca de se promover a educação ambiental, via padrões sustentáveis de produção e consumo.

 

A Engenharia Química há de contribuir para padrões que sigam a lógica no tratamento do tempo de vida útil das matérias primas beneficiadas, propiciando a otimização do uso da água e da energia, a redução das emissões, dos efluentes e dos resíduos sólidos.

 

Também deve contribuir sensivelmente para a segurança alimentar, para a saúde, para o desenvolvimento medicinal de estruturas ortomoleculares, para o desenvolvimento de fontes de energias renováveis e para a melhoria contínua da segurança do trabalho, bem como dos direitos do trabalhador.

 

Hoje, principalmente no mundo desenvolvido, grandes corporações vêm agregando o Engº Químico aos seus quadros diretivos em função da diversidade do seu saber.

 

Como histórico, em 1924, no Paraná ocorre a fundação do Curso de Química Industrial, mantido pelo Instituto de Química do Paraná:

 
  • Em 1940, houve finalmente o reconhecimento Federal do Curso de Química Industrial.
 
  • Em 20 de setembro de 1950, dia do Engenheiro Químico, foi fundado o Clube dos Químicos Industriais do Paraná, com sede e foro em Curitiba.
 
  • Em 1953 o Curso de Química Industrial foi incorporado pela UFPR e em 1954 transformado no atual Curso de Engenharia Química.
 
  • Em 1955 foi alterada a Razão Social do Clube dos Químicos Industriais, para Associação dos Engenheiros Químicos do Paraná AEQP, desde então com sede própria em Curitiba, adquirida por meio do compartilhamento de recursos entre seus associados na época.
 
  • A AEQP editou, por alguns anos, a revista Engenharia e Tecnologia, voltada para a divulgação de trabalhos técnico-científicos de qualidade no campo da engenharia química e correlatos. Nesta época, eram comuns as reuniões para estabelecer a convivência entre os profissionais da Engenharia Química no Paraná, estimulando a pesquisa científica e tecnológica.
 
  • Em 2000, a AEQP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e o Dptº de Engenharia Química da UFPR, promoveu o I Encontro de Asfalto de Curitiba, ocasião em que se oportunizou a atualização e a troca de experiências sobre o assunto, com a participação de profissionais palestrantes de todo o Brasil com experiência em asfalto e pavimentação.
 
  • Em 2002, numa promoção conjunta da AEQP e o Dptº de Engenharia Química da UFPR, foi realizado o I Encontro de Engenharia Química do Paraná (I EEQP), oferecendo um espaço para reflexão do papel do profissional da Engenharia Química na sociedade. Após o I EEQP, já foram realizados o II EEQP em 2005 e o III EEQP em 2007.

 

Depois de mais de seis décadas de sua fundação, a AEQP se encontra hoje comprometida com um momento especial de retomada de ações, tendo atualizado seu Estatuto Social, com o objetivo fundamental de promover a formação continuada dos Engºs Químicos e formar uma rede de Parceiros Institucionais.

 

A Associação dos Engenheiros Químicos do Paraná pretende, assim sendo, deixar como legado a evolução profissional continuada, com inovações tecnológicas, em alinhamento ao mundo desenvolvido, contribuindo para a prosperidade do Estado do Paraná. Portanto, é essencial buscarmos a inserção do profissional da Engenharia Química no contexto do desenvolvimento sustentável da Sociedade Paranaense.

 

A AEQP E A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA DO PARANÁ (IXª REGIÃO)

 

Para que fosse concretizada, seria necessário o estabelecimento de um novo órgão. Martelli enviou leis e decretos para estudo, convencendo o Presidente Dilermando que, juntamente com o Engenheiro Químico Oswaldo Ceccon, dirigiu-se à sede do CFQ, na ocasião localizada no Rio de Janeiro, efetivando a criação da IXª Região.

 

No ano de 1982, o Engenheiro Químico Artoriges Zanello, chefe do Departamento de Química da UFPR, de saudosa memória, solicitou uma reunião com o Engenheiro Químico Dilermando Brito Filho, então Presidente da AEQP. Sua intenção era tratar de um convite feito pela Presidente do Conselho Federal de Química, Dra. Hebe L. Martelli, para criar no Paraná uma nova Regional.

 

Sendo assim, o Paraná deixou de fazer parte da Vª Região, que também contemplava os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com sede no Estado gaúcho. Graças à AEQP, em 19/11/1982, por meio da Resolução Normativa nº 62, foi criado o CRQ IXª Região.

 

O crescimento da IXª Região foi espetacular, com geração de empregos e adequação de empresas de todas as áreas da química, com um grande avanço para os profissionais da química e para a sociedade como um todo.

Documentos

Institucional

A AEQP é constituída por pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades ligadas à Engenharia Química.

Nossos Contatos

Endereço: R. Mal. Deodoro, 503
Centro, Curitiba – PR, 80010-010
Telefone: (41) 3246-4835

Receba nossa Newsletter em seu e-mail

Todos os direitos reservados – 2021 – AEQP